Os inuits (em inglês) e as tribos das Aleutas, na região ártica (em inglês) da América do Norte, foram os primeiros povos a construir e a usar caiaques. No início, existiam dois tipos básicos de caiaques: um construído de madeira leve e o outro composto por peles de animais revestindo uma estrutura de ossos de baleia. Os membros das tribos usavam gordra de baleia para impermeabilizar as embarcações. Para melhorar a flutuação, eles enchiam bexigas (de focas) de ar e as encaixavam nas seções da popa e da proa.
Além das versões individuais, semelhantes aos caiaques modernos, eles também usavam os umiaqs, caiaques maiores que conseguiam transportar famílias inteiras e suas posses. Alguns dos umiaqs atingiam comprimento de 18 metros. Os caiaques menores eram usados primordialmente para a caça. A palavra caiaque quer dizer "bote de caçador". Os caiaques eram ideais para a caça porque eram furtivos. Os inuits podiam se aproximar de animais desprevenidos, na costa ou na água.
Os caiaques chegaram à Europa (em inglês) na primeira metade do século 19, em forma de botes com laterais flexíveis, e franceses e alemães logo começaram a usá-los para fins esportivos. Os caiaques também mantiveram seus usos práticos - os exploradores do Pólo Norte e do Pólo Sul os levavam consigo em suas expedições. Em 1931, um homem chamado Adolf Anderle foi a primeira pessoa a descer de caiaque as corredeiras de Salzachofen. Essa aventura pode ter sido a precursora da moderna prática do caiaque em águas brancas. A Escala Internacional de Dificuldade Fluvial (em inglês) foi estabelecida não muito depois, para classificar o grau de perigo de uma determinada corredeira - e o mesmo sistema continua em uso atualmente.
Em 1936, em Berlim (em inglês), as Olimpíadas passaram a incluir competições de caiaque. Os Estados Unidos (em inglês) aderiram ao esporte quase na mesma época, quando as mulheres também começaram a competir - dois anos depois da Olimpíada, Genevieve de Colmont se tornou a primeira mulher a descer os rios Green e Colorado em caiaque. Os caiaques "rígidos", de fibra de vidro, surgiram nos anos 50 e se tornaram o padrão da categoria até que o plástico polietileno passasse a ser usado, nos anos 80. Até a década de 70, o caiaque era um esporte com número modesto de adeptos nos EUA. Naquela década, sua prática ganhou popularidade. Agora, os jogos olímpicos oferecem mais de 10 provas diferentes de caiaque.
Fontes: http://esporte.hsw.uol.com.br/kayaking4.htm em 22/01/2011 às 23.28
http://www.olimpiadaspequim2008.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário