sábado, 29 de maio de 2010

Lagoa de Ibiraquera

A Lagoa de Ibiraquera possui cerca de 12 hectares, divide-se geograficamente em 4 lagoas todas emendadas, sendo cada uma delas chamadas de foema diferentes: Lagoa de Cima, Lagoa do Meio, Lagoa de Baixo e Lagoa do Saco.
A Lagoa de Ibiraquera pode receber outros nomes, dependendo em que parte da lagoa se está, como por exemplo a "Lagoa do QUintino", que nada mais é do que a Margem Sul da Lagoa de Baixo.
Possui uma ponte que passa por sobre o canal que liga a Lagoa de Cima com a Lagoa do Meio. Essa ponte fica no caminho entre a BR101 e o Bairro "Teixeira", que dá acesso à margem norte da barra de Ibiraquera, ou acesso à Praia do Rosa.
Na alta temporada, que na região vai do Natal ao Carnaval, a Lagoa recebe inumeros turistas que procuram suas águas seja para banhar-se, para praticar esportes náiticos ou pesca.
Sendo a Barra a parte da lagoa que mais recebe turistas.
Na Lagoa é proibido o uso de embarcação á motor a gasolina (leia-se lanchas, barcos a motor, jet-skis, etc), o que garente mais segurança para os banhistas e tranquilidade para os ouvidos, aumentando a integração do homem com a natureza.
Se você quer conhecer a Lagoa de Ibiraquera de outras formas além de vê-la pela margem e não pratica nenhum esporte náutico, entre em contato com a Empresa Viva Ibira, que além dos passeios com guias em caiaques e canoas de pesca, agencia passeios em alto-mar, com empresas especializadas da região.
Para maiores informações, entre em contato com Viva Ibira em ibiraquera@gmail.com ou pelo telefone (48) 8805.1202

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pesca Ibiraquera.

Mesmo após aberta a temporada anual da pesca da tainha, não foi possivel ainda a pesca artesanal no mar, devido ao mau tempo e as altas ondas.
Apenas se vê pescadores na Lagoa, já que, com a barra aberta e o nível da água mais baixo, o que acontece é o que os pescadores chamam de "peixe boiado", ou seja, o peixe nada mais próximo da superfície da água, facilitando a identificação dos pescadores, que aproveitam e jogam suas tarrafas de modo a pescar a maior quantidade de peixes em um só "lanço". Alguns ficam esperando em pé, na beira de algum canal, outros andam com suas canoas pela lagoa à procura dos peixes.
Essa é Ibiraquera.Espero que consiga passar um pouco deste lugar maravilhoso através deste blog.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Problema no blogger

Infelizmente, devido à um problema no Blogger, que é o nosso servidor, não estamos conseguindo postar várias fotos que foram tiradas das enchentes dos últimos dias. Assim que possível, estaremos postando novamente, junto com as fotos.

Vídeo Feito em 19 de maio de 2010 após abertura natural da Barra da Lagoa de Ibiraquera.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Barra Aberta



Nesta madrugada, após as fortes chuvas que atingiram a região, a Barra da Lagoa de Ibiraquera se abriu, (diz-se que a Barra abriu quando a lagoa se junta com o mar, formando um pequeno"rio" no qual a água da Lagoa se renova, devido ao ciclo das mares).

Apesar de toda a região sul de Santa Catarina ter tido grandes prejuizos, Ibiraquera não
sofreu mais que uma pequena enxente na noite de ontem para hoje no "centrinho da Barra", além das estradas, que qualquer chuva já as deixa em condições vergonhosas.

Mesmo com ondas grandes, o surf esta proibido em praias onde haja pesca artesanal desde o dia 15 de maio, devido a temporada de pesca da tainha.
Quem visita a região nesta época vai a dica:
além da pesca da tainha, é no mês de maio que inicia-se a produção artesanal da farinha de mandioca, uma tradição antiga do local na qual famílias inteiras se reunem nos engenhos para transformar a mandioca em farinha, que é consumida durante o todo o ano.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Dia de verão em pleno outono

Hoje a Lagoa de Ibiraquera estava um espelho.
Um dia sem vento, com muito calor, perfeito para praticar esportes náuticos ou apenas divertir-se num dos mais lindos cenário do Brasil.